Os Transgênicos são seguros?

Uma das dúvidas mais frequentes acerca do consumo dos transgênicos é se causam ou não malefícios a saúde humana, uma vez que, não há pesquisas detalhadas sobre esse tipo de alimento. O que causa uma desconfiança, por grande parte da população, principalmente européia, na ingestão destes alimentos modificados.
A jornalista, Marie Monique Robin que deu origem ao documentário ”O mundo segundo a Monsanto”, baseado no livro de mesmo nome que tornou-se a ”bíblia” do movimento Anti-OGM na França, país que apresenta uma das maiores resistências ao consumo destes alimentos, onde até mesmo o cultivo é proibido. Aliás, a Espanha é o único país europeu , onde o cultivo é autorizado pelo Governo. Em seu documentário, ela denúncia os interesses econômicos, por trás da produção destes alimentos.
No documentário, o ” Princípio de equivalência de substâncias”, que declara, por exemplo, que a soja geneticamente modificada equivale a soja tradicional e, portanto, se são equivalentes não torna-se necessário que estudos de toxicologia, por exemplo, sejam realizados. E, a partir daí, todas as pesquisas foram vetadas.
Marie conseguiu entrevistar o ex- Ministro da Agricultura dos EUA, Dan Glickmam, o qual declarou que as pesquisas não eram interessantes, pois havia muito dinheiro investido e, afirmou ainda que havia muita pressão sobre ele, para que estas pesquisas não fossem realizadas.
A jornalista também fala da relação de dependência que a Monsanto, líder na produção de sementes transgênicas, cria com os agricultores em que estes últimos são obrigados a comprar as sementes todo ano, ou então, pagar uma espécie de multa por ter ”estocado-as”.
Há, ainda pesquisadores que se preocupam com os efeitos que os transgênicos podem acarretar ao homem a longo prazo, pois com a ausência de pesquisas não sabemos se, por exemplo, poderá ter um aumento do potencial de câncer.

Veja a reportagem completa sobre transgênicos neste end:http://www.youtube.com/watch?v=sm681dom3DA

Por Vanessa Carla

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: